A primeira propaganda enganosa criada pelo homem foi uma ilustração. As antiquíssimas pinturas rupestres encontradas nas paredes de cavernas, representando homens abatendo enormes mamutes não passavam de representações simbólicas que serviam apenas para criar uma aura mágica em torno de um desejo que o homem tinha. Na tentativa de gerar um poder extraordinário que tornaria o homem forte o suficiente para caçar tal animal, este deixou para as civilizações posteriores a impressão de que aquelas imagens eram reais, quando na verdade, descobertas científicas provam, através da análise de utensílios e das peles usadas para estes homens protegerem-se do frio, que o máximo que era caçado há milhares de anos eram pequenos coelhos.
Com o desenho o homem percebeu que podia aumentar um pouco a realidade, modificá-la, e passar da realidade em que vivia, para uma realidade que gostaria de viver.
Como diz Nietzsche:" O que vale não são os fatos mas as interpretações existentes". Que cada um se iluda com as próprias ilusões despertadas com a sua própria história.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário